fbpx
dicas para criar um curriculo vencedor

Dicas para criar um currículo vencedor e se destacar na hora da seleção

Os recrutadores estão cansados de receber currículos pobres e/ou mal editados. E um mero errinho de digitação pode te tirar daquele processo de seleção para a vaga que você tanto sonhou conseguir. Que tal conferir nossas dicas para criar um currículo vencedor e se destacar dos demais currículos?

A lei da Seleção do CV de Darwin

Fiz uma brincadeira relacionando a seleção de Currículos com a seleção natural de Darwin, mas olha que interessante esse dados abaixo:

Segundo um estudo divulgado pelo G1 no dia 16 de abril de 2019:

Pesquisa revela que 30% dos recrutadores afirmam eliminar um currículo em até 10 segundos. Em uma primeira avaliação, o profissional que recebe cerca de 100 currículos analisa em média 15 com maior critério e cautela.


Resumindo
: mais de 30% dos recrutadores avaliam o currículo em menos de 10 segundos! 27% dos pesquisados dizem analisar um currículo entre 11 e 29 segundos. Isso significa que seu currículo deve ser extremamente objetivo para reter a atenção do selecionador em menos de MEIO MINUTO! Mas, não entre em pânico. Vou te dar dicas para criar um currículo vencedor nessa corrida pelo job perfeito.

A corrida da tartaruga e a lebre

Devemos levar em conta que os recrutadores recebem dezenas, centenas e até milhares de currículos diariamente. Principalmente quando há vagas tão sonhadas sendo divulgadas pela web. Portanto é de extrema importância que seu currículo seja claro e objetivo a ponto de ser analisado em poucos segundos.

Nessa corrida não ganha o mais rápido, e sim o mais qualificado e preparado.

enviar cv sem revisar

Portanto vou te ajudar a criar um currículo vencedor, e, dessa forma, dar aquele empurrãozinho para seu CV passar pela primeira etapa do processo seletivo.

Você sabe quais os profissionais que podem trabalhar de casa? Confira nossa lista.

Dicas para criar um currículo vencedor: o que fazer

Como ganhar de outros currículos? Fácil! Tenha muita atenção na hora de criar o seu!

Assim como no artigo sobre dicas para otimizar seu linkedIn, alguns procedimentos podem te ajudar. Aqui vai algumas dicas do que fazer para criar um currículo winner!

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

Objetivo preciso

Você sabia que o objetivo deve ser alterado de acordo com CADA VAGA para qual você se candidata? Não adianta nada fazer um currículo com um objetivo genérico. Portanto leia o job description daquela vaga, tenha certeza de que você cumpre com os requisitos daquele cargo e crie um objetivo certeiro.

Resumo

Não se esqueça de inserir um resumo – ou carta de apresentação. Pode até ser um um documento a parte. Por que não? Mas insira um resumo das suas habilidades, dos seus propósitos e quais das suas qualidades mais agregam para o cargo, o time e até a empresa como um todo.

Contato atualizado

Insira o email que você mais acessa ( e espero que não seja um daqueles endereços vergonhosos 😂 ) e, claro, o número de telefone/celular atualizado e no topo do currículo.

CV não é bíblia

Seu currículo não deve ultrapassar o número de duas páginas. Se no seu caso esse currículo esteja excedendo 2 páginas, releia e veja aonde você e̶n̶c̶h̶e̶u ̶l̶i̶n̶g̶u̶i̶ç̶a̶  pode resumir melhor.

O que não fazer em seu currículo

Cuidado com a fonte

Não utilize fontes que dificultem a leitura. Um exemplo de fonte é a Comics Sans. Não agregará em nada no seu resume – sem contar que essa fonte já deveria ser banida do mundo de tão ruim.

Na hora de fechar o arquivo atente-se às fontes. Mesmo que seja uma linda fonte, pode acontecer de quebrar caracteres em outros computadores que não tenham essa fonte específica instalada. Portanto escolha uma fonte padrão Windows para que não haja erros em nenhuma outra máquina que esse cv for acessado.

Palavras-chave são a chave do CV

Não se esqueça de inserir de jeito nenhum em seu CV as palavras-chaves da sua área de trabalho. Quais os certificados mais pesquisados, os quais você possui, siglas de cursos, skills. Insira todas essas informações da maneira que você tem certeza que as pessoas procurarão em seu currículo.

Quer um exemplo? O Microsoft Certified Solutions Developer é conhecido como certificado MCSD.

Foto é necessário?

Sei que algumas áreas e vagas específicas pedem foto no currículo. Mas se não for o caso, evite colocar. Não vai te ajudar ( e espero mesmo que ninguém ainda julgue o livro pela capa).

Vagas para o exterior: atente-se ao idioma

Se a vaga for para o exterior, ou for para um cliente no exterior, como acontece em casos de empresas de consultoria, então indico enviar 1 currículo em português e 1 currículo no idioma inglês. Vai facilitar e muito a vida do recrutador e do cliente dessa empresa, e pode te ajudar na hora de escolherem candidatos para serem entrevistados. 🙂

Mentira tem perna curta

Não minta em seu currículo! Seja em relação à idiomas, certificados, cursos e principalmente em experiências. Lembre-se que o recrutador procurará por palavras-chaves em seu currículo. Se ele ler que você domina alguma ferramenta que na verdade você não domina, vai pegar muito mal.

Revise o Português

Não assassine o português em seu currículo. É gravíssimo.

A minha dica é: utilize o corretor gramatical do próprio Word para analisar sua escrita e consertar os erros. Depois de feito isso, envie para o seu amigo mais crítico e peça aquela ajudinha na hora de revisar! Muitas vezes não conseguimos encontrar o erro ao ler muitas vezes seguidas. Portanto é uma ótima ideia para que tudo saia perfeito.

Conheça as ferramentas essenciais para trabalhar home office.

Em qual formato devo enviar meu currículo?

Já enviei muito currículo em PDF, em um momento em que quis entregar um material mais criativo. Porém devo te dizer que para os recrutadores e para facilitar na hora de pesquisar em bancos de currículos é muito mais fácil pesquisar em arquivos como .doc.

Por mais que o PDF seja mais seguro em relação à não correr riscos de ser editado, no arquivo do word é mais fácil fazer buscas de palavras-chave. Além do mais já existe a opção de criar um arquivo não editável no word e é bastante simples.

Está precisando melhorar seu CV? Confira outras dicas para criar um currículo vencedor

  • Cursos rápidos, curtos e relevantes:
  • Trabalho voluntário:
  • Workshops;
  • Etc.

Gostou das dicas para criar um currículo vencedor? Agora é só seguir, enviar para o recrutador e boa sorte! 🙂

Não deixe de conferir nossa lista de sites para encontrar vagas de emprego remoto: listamos mais de 60 sites.

📌Pin me

Publicitária na área de marketing digital, resolveu trocar ideias sobre o mundo do Home Office. Morando no exterior, encontrou a oportunidade de trabalhar a partir de casa e viver uma Vida de Home Office 🧡.
Post criado 23

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo