fbpx
Dicas para manter o foco no trabalho remoto

7 Dicas para manter o foco no trabalho remoto e se tornar mais produtivo

Trabalhar em casa é um luxo, de certa forma. Tem muitas vantagens, se comparado com trabalhos em escritórios. Mas pode ser um desafio para algumas pessoas. Isso porque manter o foco no trabalho remoto nem sempre é uma tarefa fácil. Hoje você vai conhecer as melhores dicas para manter o foco no trabalho remoto e se tornar um profissional muito mais produtivo.

Desafios do trabalho remoto

A possibilidade de manter uma rotina flexível de trabalho é um dos maiores benefícios do trabalho remoto. Porém, esta liberdade também pode ter um aspecto negativo. De acordo com o relatório da Buffer publicado este ano, os principais desafios enfrentados por quem trabalha em casa são:

  • Se desconectar após o trabalho;
  • Solidão;
  • Falta de colaboração e/ou comunicação;
  • Distrações em casa;
  • Se manter motivado;
  • Tempo para tirar férias.

Além disso, para quem está começando, construir uma carteira de clientes pode ser um processo lento e trabalhoso.

A importância da disciplina

Foco e disciplina são duas características que devem seguir alinhadas para que o trabalho remoto seja produtivo. As constantes distrações, o acúmulo de tarefas e a falta de uma comunicação clara com o cliente, por exemplo, são problemas que podem afetar seriamente a qualidade do seu serviço.

Por isso, é importante planejar uma rotina que elimine ao máximo as dispersões e criar hábitos como estabelecer um horário fixo de trabalho e fazer uso de ferramentas que auxiliem no processo de organização.

⚠️Atenção fãs de GOT: conheça algumas das lições a aprender com os Lemas das Casas de Game of Thrones.

Confira 7 dicas para manter o foco no trabalho remoto

Dica 1: Avalie seus picos de foco

Você é uma pessoa que produz bastante durante ou dia ou funciona melhor à noite? É importante observar qual o horário em que consegue manter o foco com mais facilidade e aquele em que a concentração não engrena. Priorize o primeiro para as atividades que exijam maior elaboração mental.

Listamos dicas de como administrar melhor o seu tempo no trabalho. Não deixe de ler!

Dica 2: Faça uma lista com metas

É recomendável fazer uma lista de tarefas todos os dias antes de começar a trabalhar. Assim, você terá clareza sobre quais são as metas a cumprir e os resultados que deve alcançar naquele dia. Dividir as demandas maiores em pequenas tarefas e estabelecer prazos para a conclusão de cada item da lista são atitudes que ajudam quando não se sabe por onde começar.

Dica 3: Evite distrações

Resista à tentação de navegar pelas redes sociais enquanto estiver trabalhando. Visite apenas os sites necessários à atividade que estiver desempenhando e desative as notificações do smartphone.

Dica 4: Busque um ambiente tranquilo

É cientificamente comprovado que um ambiente de trabalho barulhento atrapalha o nosso cérebro a se manter focado. Interrupções frequentes de outros moradores da casa também interferem na concentração e diminuem a nossa produtividade. Portanto, procure trabalhar em um local que ofereça tranquilidade.

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

Dica 5: Não extrapole seus limites

Manter o foco também envolve reconhecer os próprios limites. Exceder as horas de trabalho não significa ser mais produtivo – pelo contrário, quanto mais você exige do seu cérebro, menor a probabilidade de conseguir manter a concentração e a qualidade. Portanto, permita-se aproveitar seus momentos de ócio para fazer algo não relacionado ao trabalho.

Dica 6: Mexa seu corpo

Quem trabalha em home office sabe acaba passando muitas horas do dia sentado. Por isso, é importante manter alguma atividade física diária para oxigenar as ideias. Uma leve caminhada já ajuda a renovar a disposição e manter a qualidade de vida.

Dica 7: Mantenha uma rotina

Embora o home office seja uma atividade flexível, é importante estabelecer horários fixos de trabalho e se comprometer com eles, criando um hábito.

Ferramentas de produtividade

Um dos procedimentos mais eficazes para manter o foco e a produtividade é a Técnica Pomodoro. O método consiste na divisão do fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa e momentos de descanso.
Funciona assim: durante 25 minutos, você foca exclusivamente em sua tarefa e tira 5 minutos para descansar depois. Após quatro blocos, deve-se fazer uma pausa mais longa, de 30 minutos. Esta técnica ajuda a melhorar a agilidade do cérebro e estimula a concentração.

Confira a lista das ferramentas essenciais para trabalhar home office.

Ferramentas para usar a técnica Pomodoro

Algumas ferramentas, como o Tomato Timer e o Pomodoro Timer, auxiliam no gerenciamento do tempo, avisando o momento em que você deve fazer uma pausa.

Outras ferramentas que ajudam a manter o foco no trabalho remoto são:

  • • Pipefly;
  • • Wunderlist;
  • • Kill News Feed;
  • Forest App.

Gostou das dicas? Conte nos comentários o que você faz para manter o foco no trabalho remoto.

📌Pin me

Renata Arruda é comunicadora com atuação no jornalismo cultural, tendo colaborado com veículos como HuffPost Brasil e Canal Lifetime. Há dois anos se dedica ao trabalho como redatora em Home Office e vive uma vida mais realizada.
Post criado 5

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo