fbpx
entrevista de emprego remota

Entrevista de emprego remota: como fazer a melhor entrevista

Foi selecionado para uma vaga e o recrutador te convocou para uma entrevista de emprego remota? Saiba tudo o que você precisa para se preparar.

Entrevista de emprego remota: o que é?

Entrevista de trabalho remota é aquela em que o recrutador entrevista o candidato por meio de videoconferência. Com um processo ágil e econômico, essa modalidade de seleção vem sendo cada vez mais adotada pelas empresas.

Como funciona uma entrevista de emprego remota

Com o avanço da tecnologia, a entrevista de trabalho remota vem se tornando uma prática frequente, devido à praticidade de entrevistar profissionais que estão em localidades distantes.

As entrevistas costumam ser feitas através programas de videochamada, como o Skype e o Google Hangouts. Durante a chamada, o recrutador tem a oportunidade de conhecer melhor o candidato e avaliar se este tem o perfil adequado para a vaga.

Para quem trabalha em home office, a videoconferência é a principal maneira utilizada pelos clientes para entrevistar o prestador de serviço.

É comum fazer entrevista de emprego remotamente?

A entrevista de emprego remota é uma tendência em ascensão. Em 2013, houve um crescimento de 52% no Brasil na utilização de ferramentas de videoconferências para a realização de entrevistas, segundo pesquisa global publicada pela empresa de recrutamento Robert Half.

Já em 2016, uma pesquisa do Compleo ATS, software de recrutamento e seleção, apontou que 45% das empresas entrevistadas já utilizaram alguma vez o vídeo e 52% se interessam em testar o recurso. Os dados mostram que a entrevista de emprego remota tende a se popularizar em um futuro próximo.

Entrevista de emprego: remoto x presencial

Embora seja feita a distância, a entrevista de emprego remota deve ser encarada pelo candidato com o mesmo profissionalismo da entrevista presencial. A dinâmica da conversa com o recrutador será essencialmente idêntica. Porém, com algumas vantagens:

Flexibilidade de horário. A entrevista de emprego remota pode acontecer no horário mais adequado para ambas as partes;
Evitar deslocamentos. O candidato que mora outra localidade tem a liberdade de ser entrevistado em seu local de escolha, evitando deslocamentos desnecessários.

Contratempos

Embora a entrevista de emprego remota seja mais conveniente que a entrevista presencial, é importante estar preparado para alguns imprevistos que venham a acontecer. Os mais comuns são:

• Ruídos externos;
• Atraso de vídeo ou áudio;
• Queda da conexão;
• Congelamento do programa.

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

Portanto, é recomendável ensaiar mentalmente como você lidaria com essas situações e o que pode fazer para retomar o foco do diálogo.

Dicas para fazer entrevista de trabalho remota

A primeira das dicas para a hora da entrevista de trabalho via vídeo-conferência é buscar um um local adequado, onde não você não possa ser interrompido para nada, nem ninguém e não haja ruídos externos, de preferência!

Não se esqueça de desativar as notificações do seu celular e de aplicações que estejam em segundo plano no computador.

Também indico fazer o teste da vídeo-conferência com algumas horas de antecedência para evitar contratempos. Algumas vezes é necessário baixar os programas necessários para a chamada. Dessa forma você ainda consegue tirar um tempo para aprender a usar a ferramenta antes da entrevista, caso não esteja familiarizado.

Se for necessário se cadastrar, nada de apelidos ou emails com nomes duvidosos para a entrevista. Mantenha-se profissional. 😎

Equipamento necessário

Para uma entrevista com vídeo-conferência, o ideal é utilizar:

  • Webcam;
  • Microfone;
  • Fone de ouvido;
  • Boa conexão à internet;
  • Aplicação de chamada.

Se o recrutador te perguntar qual aplicação você prefere utilizar, dá uma olhadinha na lista de algumas das aplicações disponíveis no artigo ferramentas essenciais para trabalhar home office.

Prepare-se e dê o seu melhor

Dê atenção à sua imagem

Assim como na entrevista presencial, é importante se vestir adequadamente para a entrevista de emprego remota. A vestimenta vai depender do perfil da empresa, mas nada de camisetas. Uma camisa já é perfeito.
Evite também aparecer portando alimentos e bebidas.

Organize o cenário

Procure manter o local de onde será feita a entrevista arrumado. Organize sua mesa e deixe fora de vista objetos que possam passar a imagem de desleixo e falta de profissionalismo ao entrevistador.

Evite ruídos externos

Certifique-se de estar em um local tranquilo onde a entrevista possa ser feita sem perturbações. Caso esteja em sua casa, é importante fechar a porta e as janelas para garantir de que a entrevista não será interrompida.

Seja pontual

Nada como uma pessoa preparada! Antes da entrevista, verifique sua conexão e procure estar on-line no chat com, no mínimo, 15 minutos de antecedência.

Revise seu currículo

Procure repassar as informações do seu currículo antes da entrevista. Embora você possa deixar uma cópia do documento embaixo do mouse para uma olhada eventual, é tão inadequado consultá-lo durante uma entrevista de emprego remota quanto seria na entrevista presencial.

Cheque o seu equipamento

Antes da entrevista, teste se câmera, microfone e alto-falantes ou fones de ouvido estão funcionando corretamente. Vale também se certificar de que a luz e o enquadramento da tela estão adequados.

Como se comportar

Não há mistério: a entrevista de emprego remota deve ser levada a sério da mesma maneira que a entrevista presencial. Assim, é importante demonstrar comprometimento e o foco. Preste atenção aos seguintes pontos:

  • Durante a conversa, mantenha a postura profissional, demonstrando segurança e articulando bem as palavras;
  • Comunique-se de maneira clara, evitando falar muito baixo e atropelar as palavras;
  • Mantenha a sua atenção no entrevistador. Em vez de encarar a tela, procure olhar para a câmera e jamais navegue em outras janelas durante a entrevista;
  • É uma boa ideia deixar um caderninho ao lado para fazer anotações importantes;
  • Caso aconteça algum imprevisto, avise. Assim, você demonstra respeito com o tempo do entrevistador e tem a oportunidade de remarcar a conversa, sem comprometer a vaga.

Você já precisou fazer uma entrevista de trabalho remota? Conte a sua experiência nos comentários!

Não esquece de dar aquela passadinha e ler o artigo Tudo sobre Home Office para entender melhor do assunto!

Renata Arruda é comunicadora com atuação no jornalismo cultural, tendo colaborado com veículos como HuffPost Brasil e Canal Lifetime. Há dois anos se dedica ao trabalho como redatora em Home Office e vive uma vida mais realizada.
Post criado 5

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo