fbpx
franquias home office

Franquias Home Office: qualidade de vida e sucesso nos negócios

Tantas pessoas, todos os dias, sonham em ter um negócio próprio. Sair do emprego atual, ter uma carreira com mais futuro ou investir em algo que traga mais retorno financeiro. Mas, um motivo sempre estará ali, dentre tantos: sentir-se pessoalmente motivado e feliz. Parte desta felicidade é viver bem com a família e os amigos. Isso é possível trabalhando por conta própria? Leia tudo sobre franquias home office.

Milhões de brasileiros buscam, todos os dias, formas de ter mais sucesso profissional e financeiro

Muitas vezes estão presos a uma carreira estagnada dentro da empresa, ou o mercado não se mostra mais tão atraente para a atividade profissional.

Muitas pessoas com grande experiência corporativa se sentem confiantes para arriscar em um negócio próprio, ter mais independência e ter protagonismo no mercado. Além disso, outras pessoas buscam investir em franquias como um negócio que possam conduzir em paralelo ao emprego ou outro empreendimento, e gerar uma renda extra.

Assim, como já acontece em muitas empresas com seus colaboradores, o conceito de home office é cada vez mais presente no empreendedorismo, e num ritmo bem mais acelerado.

Dois fatores pesam muito neste interesse:

  • Empreender no Brasil custa muito caro em termos de estrutura física, equipamentos, despesas decorrentes da compra ou do aluguel de um ponto, contratação de pessoal e outros custos e despesas;
  • A vida cada vez mais corrida nas grandes e médias cidades, com muito tempo gasto em deslocamentos, prejudicando não só a motivação de empregados em tempo integral, mas também os compromissos pessoais.

E as Franquias? É possível ter uma trabalhando em casa?

Quando pensamos em empreender através de uma Franquia, o que vem à mente é uma unidade franqueada presencial. O que é verdade e necessário na maioria dos produtos e serviços que exigem uma loja ou uma sala comercial.

E por que a maioria e não todas? Porque hoje em dia podemos encontrar uma rede de franquias onde é possível aliar baixo custo e qualidade de vida: as Franquias Home Office!

Novos segmentos querem adotar esse modelo de negócio, por serem produtos ou serviços com menor complexidade técnica e custo e porque são possíveis para operacionalizá-los trabalhando em casa. Veja alguns exemplos:

  • Os negócios baseados na tecnologia: educação à distância, desenvolvedores de sistemas e aplicativos, infoprodutos, entre outros;
  • Os prestadores de serviços: consultorias de gestão, serviços compartilhados e facilities;
  • Os pequenos comércios: de mercadorias que exigem um espaço pequeno e pouca logística.

possivel ter uma franquia trabalhando em casa
Grande parte das franqueadoras nesses segmentos são empresas jovens no mercado, com políticas de franqueamento mais simples. Portanto, é importante ter mais cuidados na hora de conhecer as empresas e fazer a escolha certa.
É importante ressaltar que algumas Franquias, independente do local, terão de obter as mesmas autorizações, licenças e certificados que os órgãos controladores exigem do comércio em lojas ou galpões de:

  • Alimentos, em estado natural ou congelados;
  • Bolos e doces;
  • Distribuição de bebidas;
  • Fabricação e/ou revenda de produtos químicos, fertilizantes e de limpeza.

Quer trabalhar em casa e ter um negócio com potencial de lucro? Vamos falar das vantagens desta dobradinha de sucesso.

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

Que tal entender tudo sobre Home Office?

Franquias Home Office: baixo investimento inicial

Uma Franquia Home Office requer espaços pequenos, partes de residências ou um simples ambiente de escritório.

Isto permite eliminar um dos maiores custos para a criação de um negócio: a compra ou o aluguel de um ponto comercial – que costuma ter um valor elevado pela demanda por bons locais e pela natural oferta menor.

Franquias Home Office: custos operacionais menores

Uma Franquia Home Office pode representar uma redução significativa dos custos operacionais, ou até mesmo eliminar alguns, tais como:

  • Despesas do ponto comercial como impostos, condomínio, segurança e manutenção;
  • Locomoção com combustível, estacionamento ou transportes;
  • Refeições;
  • Vestuário, pois a necessidade de compra cai bastante;
  • Telefonia e internet que podem ser compartilhados com celular e serviços residenciais;
  • Despesas de pessoal, pois em muitos negócios, não há necessidade de contratação;
  • Energia elétrica, água e limpeza.

Com este nível de economia, a gestão é muito mais simples, com menos possibilidades de despesas imprevistas e um lucro mais previsível.

Em uma Franquia de Marketing Digital, por exemplo, o custo pode se resumir a um notebook e às assinaturas dos serviços digitais, se já houver um espaço na residência. Saiba que estamos falando de um setor que cresce cada vez mais com a digitalização da economia mundial.

Cuidado com o rateio de despesas

Despesas como telefonia, internet, energia e água devem ser consideradas como compartilhadas entre a residência e o negócio, mesmo que sejam totalmente pagas pelo orçamento doméstico.

Este rateio é importante para que você possa aferir o lucro mais próximo do real, já que a tendência é que essas despesas cresçam com o uso para o negócio também. É preciso ter em mente que nenhum custo é gratuito e criar um controle que mostre quanto do trabalho é gerado em termos de custo.

Franquias Home Office: flexibilidade de horário

Uma Franquia em casa normalmente está ligada a negócios onde não é obrigatório estar disponível em horário comercial para atendimento do público – e nem atender presencialmente.

Portanto, existe uma possibilidade de fazer o horário em que você trabalha melhor, conforme o produto ou serviço. Você vai abrir uma doceria para festas, por exemplo? Então, trabalhar no fim da tarde ou à noite, pode ser melhor para que os clientes possam entrar em contato depois dos seus horários de trabalho.

Desta forma, você pode ganhar motivação trabalhando num período em que produz mais e até dar espaço aos clientes de achar você quando a maioria dos concorrentes está fechada.

Existem também os segmentos de negócios que trabalham por projeto e prazos, como as consultorias de gestão e as empresas de desenvolvimento de tecnologias, que não precisam estar abertas em horário comercial.

Você pode, então, conciliar o trabalho com a vida pessoal. Mas, é importante lembrar: tenha disponibilidade para que o cliente entre em contato, se seu horário for alternativo. Compras são decididas o tempo todo e estar presente é fundamental.

Com isso, seus resultados podem ser melhores do que o modelo de horário tradicional.

Franquias Home Office: maior produtividade

Um negócio próprio sempre envolve muita satisfação com o crescimento e os resultados, mas exige muito de compromissos, custos e despesas.

Em uma Franquia Home Office, com uma gestão mais simples, custos operacionais muito menores, uma ótima rentabilidade e flexibilidade de horário, sua motivação e produtividade serão maiores.

Você consegue focar mais no negócio e será o principal beneficiado pelos ganhos acima. Isso tudo com mais segurança sobre os custos e mais satisfação, pois sabe que o faturamento maior trará mais lucro, especialmente em serviços, onde o impacto de fornecedores e de preços de produtos não existe.

Mesmo em Franquias de produtos, você terá mais controle sobre todo o processo, mais tempo para avaliar e poderá negociar melhor com os fornecedores.

Invista em qualificação e presença

Dedique um espaço na sua agenda para dois itens importantes:

  • Estudar continuamente as novidades e mudanças no seu mercado, principalmente nos portais especializados em franchising e os canais de relacionamento que a franqueadora mantém;
  • Estar presente em eventos relacionados ao seu negócio – feiras, exposições, seminários – para estar atualizado e fazer o networking. Reserve um custo para expor seus produtos e serviços, caso o contrato de Franquia permita.

franquia home office oportunidade

Franquias Home Office: qualidade de vida

Uma Franquia tradicional – ponto comercial – requer uma disponibilidade pessoal grande, além do custo para mantê-la.

Para visitar clientes ou participar de eventos, você precisará de funcionários para o atendimento e manter a loja aberta no horário comercial, além do tempo para negociar com fornecedores, acompanhar resultados e estabelecer estratégias, entre muitas outras responsabilidades.

Nesse ponto, uma Franquia Home Office proporciona mais comodidade e menos estresse. Você pode fechar a loja sem prejuízo porque você pode gerenciar contatos de clientes estando em outros lugares.

No home office, você estará trabalhando no conforto da sua casa e com acesso a alguns recursos que não teria em um ambiente empresarial e que podem ajudar no desempenho:

  • Uma cozinha à disposição, podendo se alimentar melhor;
  • Ouvir música enquanto trabalha ou nas pausas – muitas pessoas se motivam dessa forma;
  • Frequentar uma academia no meio do expediente (alternativo) para cuidar da saúde e recarregar as energias;
  • Mais convívio com a família, podendo participar de momentos importantes – não perder as festas na escola dos filhos, por exemplo.

Quem já teve a oportunidade de desligar o computador e em 10 minutos estar na mesa de jantar com a família, sabe o quanto a qualidade de vida é importante para o mais importante: as pessoas.

O Home Office é responsabilidade de todos

Aqui é um ponto fundamental para o sucesso de um negócio em trabalho remoto: que todas as pessoas na residência entendem a importância, a sua motivação e os inúmeros ganhos que podem ter.

Por esse motivo, o comprometimento deve existir porque também é o local onde você estará falando com clientes, remotamente e até presencialmente, se for preciso. Um ambiente profissional dará aos clientes a segurança de que a rotina familiar não vai interferir na qualidade e nos prazos esperados por eles.

Trabalhar em casa é novidade para grande parte do mercado

Muitas pessoas ainda desconfiam da eficiência de trabalhar onde moramos. É natural por ser algo ainda recente, mas com algumas medidas simples, é possível mostrar que o home office pode dar resultados e gerar confiança.

  • Um espaço exclusivo para o negócio, incluindo os equipamentos, e onde não haja circulação de pessoas não relacionadas com ele, evitando interferências;
  • Luminosidade adequada e preocupação ergonômica – você certamente passará muitas horas trabalhando e gerindo o seu negócio;
  • Cuidado adicional com a segurança da sua residência – você terá mais equipamentos e um eventual movimento de pessoas (clientes e parceiros);
  • Invista em redes sociais e divulgação do seu trabalho para o networking imediato, com resultados, depoimentos e artigos sobre os benefícios de um franqueado trabalhar em casa.

Desta forma, você mostrará que trabalhar remotamente é um tipo de trabalho que pode trazer grandes benefícios para os produtos, com a motivação que o dia a dia a poucos metros de casa pode proporcionar.

Neste artigo, abordamos as principais características e vantagens de uma Franquia Home Office e como ela pode ser extremamente positiva para você ter um negócio próprio lucrativo e mais qualidade de vida.

Quer conhecer mais?

Veja outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.

Sucesso!

Conheça também 5 motivos para fazer Home Office.

📌Pin me

Publicitária na área de marketing digital, resolveu trocar ideias sobre o mundo do Home Office. Morando no exterior, encontrou a oportunidade de trabalhar a partir de casa e viver uma Vida de Home Office 🧡.
Post criado 24

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo