fbpx
INSS adota home office para servidores

Você acompanhou? INSS adota home office para servidores

INSS adota home office para servidores: e por essa eu nunca esperaria. Na verdade isso aconteceu no começo do ano. Mas o assunto ainda está dando o que falar e vou te explicar o motivo.

INSS adota home office para servidores

De acordo com o próprio site do INSS, Edison Garcia, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinou lá em dezembro de 2018 uma instrução normativa que regulamenta o teletrabalho, famoso home office, para os funcionários do órgão público. Porém como o modelo é novo tanto para os funcionários quanto para o próprio INSS, a decisão ainda está em fase de testes.

 

Mas qual é o motivo do órgão adotar essa iniciativa?

De acordo com o próprio presidente do Instituto, o motivo para aderir ao modelo de trabalho remoto é reter profissionais experientes com incentivo para que permaneçam ativos.

Experiência é o que conta

De acordo com o INSS, muitos dos bons funcionários estão no momento de se aposentar e deixarão o instituto ou já estão aposentados e decidiram manter-se na rotina de trabalho. Mas a rotina acaba por ser puxada para esses funcionários, o que faz com que desistam de trabalhar depois de aposentados, Esses servidores farão grande diferença no quadro de funcionários.

E por que usar do Home office como solução?!

A ação de oferecer o trabalho home office possibilita que profissionais desempenhem suas funções de forma remota apreciem o lado bom de trabalhar de casa: não perder tempo se deslocando até a unidade de trabalho. Aliás, listamos outros vários motivos para fazer home office que fazem com que valha a pena aderir ao modelo de trabalho.

Mas, obviamente, para isso é necessário que o funcionário cumpra com as metas e desempenhe as funções estabelecidas. Mas devemos lembrar que o desempenho do funcionário não diminui por trabalhar remotamente. Isso é um dos mitos sobre o trabalho home office.

O presidente do INSS destacou que:

O teletrabalho é um moderno instrumento de trabalho, que alia a produtividade com a qualidade de vida do servidor. No INSS, precisamos aumentar a produtividade e reter em atividade a experiência dos profissionais em idade de aposentadoria. O teletrabalho, assim como a proposta de concessão do bônus de produtividade, são estímulos para que os servidores continuem na ativa.

O porém da história do INSS adotar home office para servidores

O Jornal Extra recentemente publicou que o INSS adota home office para servidores PORÉM o servidor do INSS que trabalhar em home office terá que produzir 30% mais.

Vamos aos fatos?

Achei a frase do jornal extremamente sensacionalista. O que o texto aborda na realidade é lógico. Para que o funcionário permaneça no modelo home office há certas condições.  São elas:

“Os servidores poderão ser desligados do programa por vontade própria ou por decisão do respectivo gerente ou do comitê gestor. Entre as causas possíveis para o desligamento estão:

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório
  • produtividade individual 50% abaixo da média dos participantes da respectiva CEAP por dois meses consecutivos ou três meses intercalados dentro de um ano;
  • produtividade individual 30% abaixo da média por três meses consecutivos (essa foi a frase distorcida pelo jornal) ou seis meses intercalados no prazo de um ano;
  • e produtividade individual abaixo da média por seis meses consecutivos ou dez meses intercalados no período de 12 meses.”

A Resolução 681 do INSS sobre esse assunto foi publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de maio.

Mas não concordo com toda a política

O INSS pecou nesse parágrafo onde explica que:

“[…] o servidor deverá providenciar toda estrutura tecnológica, assumindo os custos de internet, energia elétrica e telefone, assim como outras despesas decorrentes. Também não haverá direito a auxílio-transporte ou adicional de insalubridade.
No caso de viagens a trabalho, inclusive para reuniões ou para participação em ações de capacitação, as passagens somente poderão ser emitidas a partir da cidade de lotação do funcionário.”

Fica aqui a pergunta: você acha que o funcionário quem deve assumir as despesas de trabalhar de casa? Minha resposta você já sabe.

A adaptação é a solução

Como diria Darwin:

A ‘espécie’ que sobrevive é aquela que melhor se adapta e se ajusta ao ambiente em mudança em que se encontra.

Temos que entender que todas as entidades, incluídos públicas, estão entrando finalmente para a era digital. É necessário se adaptar às mudanças do mercado de trabalho, do mercado como um todo. Muitos bancos já estão adotando determinadas tecnologias e/ou metodologias para se adaptar ao ano de 2019.

O teletrabalho (ou trabalho home office ou trabalho remoto, como preferir) é realidade e deve ser cada vez mais comum.

Para que dê certo dentro da empresa é necessário haver uma cultura enraizada e bem planejada. Assim o funcionário continuará a se sentir parte da equipe e continuará a entregar bons resultados (ou até melhores).🙂

O que você achou desse grande passo do INSS?!

Muita coisa mudou com os anos. E acredito que essa foi uma solução sensata, dado que hoje muitas pessoas próximas de se aposentar ainda se sentem, e são de fato, bastante produtivas!

Mas para que dê certo o ‘movimento Vida de Home Office‘ é necessário levar a sério o modelo, e digo isso para as empresas. Para que o trabalho remoto dê certo é necessário:

  • Arcar com as despesas do funcionário (principalmente em relação à benefícios como vale alimentação);
  • Respeitar o horário de trabalho;
  • Capacitar o funcionário;
  • Acompanhar o desempenho do funcionário;
  • Dar feedback do desempenho ao funcionário;
  • Formalizar a contratação do funcionário remoto.

As empresas ainda têm muito o que aprender é um longo caminho pela frente mas chegaremos lá! 🙌
Cabe às empresas se adaptarem e cabe a nós cobrarmos o devido respeito.

O que achou do artigo INSS adota home office para servidores?

🗣️ Quer entender mais sobre esse universo?
Sugiro a leitura do artigo tudo sobre home office. Tiramos todas as dúvidas recorrentes por lá. Mas se você ainda tiver alguma dúvida depois da leitura, não hesite em nos escrever.

Publicitária na área de marketing digital, resolveu trocar ideias sobre o mundo do Home Office. Morando no exterior, encontrou a oportunidade de trabalhar a partir de casa e viver uma Vida de Home Office 🧡.
Post criado 23

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo