fbpx
Lições a aprender com os Lemas das Casas de Game of Thrones

Lições a aprender com os Lemas das Casas de Game of Thrones

Quem é que não gosta de assistir a uma boa série de televisão?! Sou apaixonada por séries medievais e obviamente fã de Game of Thrones…há anos! Li todos os livros possíveis e acompanho a série e por isso te digo: há muitas lições a aprender com os Lemas das Casas de Game of Thrones, e com toda a trama. Enumerei alguns dos ensinamentos de valor que se encaixam em nossa realidade e podem ser úteis em algum aspecto de nossas vidas, seja familiar, social ou profissionalmente.
Atenção: Artigo especial para fãs da série Game of Thrones.
Portanto vista sua cota de malha, seu elmo, afie a Cumpridora de Promessas e honre seus antepassados, porque a noite é escura e cheia de terrores – e ensinamentos.

(Se segura, que usarei muitas citações da série kkkkkk).

Lições a aprender com os Lemas das Casas de Game of Thrones

Aqui Nós Resistimos

O lema da Casa Mormont –  ‘Here we Stand – tem um grande significado. A casa vassala dos Starks, localizada na Ilha dos Ursos, é uma das nobres e antigas famílias de Westeros que teve que persistir ao longo das gerações para sobreviver. Nunca foi uma casa rica, portanto resistência tem tudo a ver com seu lema, pois se viraram para cuidar de seu povo.

Ensinamento: resistir e nunca desistir. Quantas vezes você já pensou que não conseguiria, quis desistir de algo, pensou estar em desvantagem e que isso te tiraria as oportunidades de chegar aonde você sempre desejou? Portanto com os Mormont lembre-se que você não deve desistir jamais.
Lute, enfrente, perdure, não desista – e, assim, se destaque dos demais.

Gosta de ler? Confira a lista dos melhores livros sobre home office.

Tão Alto Como a Honra

Uma das principais e mais orgulhosas Casas de Westeros, os Arryns são a família que possui a guarda do Vale, sempre tiverem destaque entre os nobres de Westeros e seu lema – As High as Honor‘ – faz referência à sua localização, região que engloba as Montanhas da Lua, o Vale de Arryn, as penínsulas conhecidas como os Dedos, e as ilhas Três Irmãs.

Ensinamento: como o próprio dicionário da língua portuguesa retrata, honra é o “princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade”. Manter-se honrado é uma ótima forma de se destacar. Acredito ser uma das qualidades mais bonitas do ser humano.

Um Lannister sempre paga suas dívidas

Mesmo que o lema principal da casa Lannister seja ‘Ouça-me rugir‘ (hear me roar) – lema esse bastante significativo – o bordão mais utilizado pelos leões de Westeros é: A Lannister Always Pays His Debts‘. Sendo uma das casas mais ricas do continente ocidental do mundo fictício, na série, os Lannisters utilizavam da frase para justificar um pedido de ajuda, um favor, impor ideias ou para comprar algo/alguém – nada nobre, hun!

Ensinamento: mesmo na série não se fala apenas em pagar dívidas monetárias. Sempre pagar suas dívidas está relacionado à cumprir com sua palavra, fazer o que foi prometido. E assim fica mais um ensinamento. Pague sempre suas dívidas.

Crescendo Forte

Casa Tyrell de Jardim de Cima governava a Campina, fértil e vasta região do sudoeste de Westeros.

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

Ensinamento: o que podemos tirar de ensinamento do lema da Casa Tyrell? Crescer, e crescer fortemente é o que todos nós queremos. Pense em sua carreira. Pense em como conquistar seus objetivos de maneira mais eficiente possível. Pense onde você estava há alguns anos atrás e onde você está agora. O caminho percorrido, os tombos, quantos ventos sopraram, não é mesmo? E mesmo assim, você continuar a crescer e a aprender. Portanto, trate de continuar a crescer fortemente, busque as melhores maneiras de continuar a crescer e a conquistar seus objetivos.

👑 Confira dicas para criar um currículo vencedor e se destacar na hora da seleção.

Família, Dever, Honra

O Lema dos Tully é: ‘Family, Duty, Honor‘. A Casa Tully é uma grande casa e muito honrada.

‘Família, Dever, Honra’. Todas as crianças Tully aprendem nosso lema, mas eu já era uma mulher antes de entendê-lo.― Catelyn Tully


Ensinamento: Assim como descrito na fala de Catelyn, muitas pessoas só dão valor para a família ao crescer, ao formar sua própria família. Demoramos para dar o devido respeito e importância para quem esteve com a gente desde que nascemos. Mas esse é um dos tópicos. O simples lema é de grande lição. ‘Família, dever e honra’ devem ser a máxima de cada pessoa ao tomar uma decisão na vida. Se essa decisão desrespeitar um desses fatores, ela não é digna de ser levada adiante.

O Inverno Está Chegando

The winter is coming”, já dizia Ned Stark ( de longe o meu personagem favorito da série). O lema da Casa Stark, protetora do Norte em Westeros desde os primórdios do mundo fictício de R.R. Martin, pode ser interpretada de diversas formas.

Mas basicamente o aviso diz para se preparar para o inverno, a estação do ano mais extrema, que traz consigo dificuldades, caos e precariedade.

Ensinamento: em meio a um aviso de que o pior sempre está por vir, nada melhor do que se preparar para ele. Portanto, sempre esteja preparado para as dificuldades que podem surgir. Mantenha o equilíbrio emocional, esteja um passo à frente das adversidades para que consiga se adaptar às bruscas mudanças que podem acontecer no mundo “dos Homens”.

Jon Snow knows nothing, mas os Starks sabem de tudo, não é?!

Outras lições para se aprender com Game of Thrones

Tem muita lição para aprender ainda. Abaixo citarei frases muito ditas e com bastante significado para que possamos tirar lições delas. Bora lá?

Não se esqueça de quem você é

Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se esquecerá. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para lhe magoar.


Acho que Tyrion Lannister  já te fez entender.

Todas as suas ações e decisões têm consequências

Se tem uma coisa que a série toda nos ensinou nesses oito anos e trilhões de páginas de estória é que: todas as nossa decisões terão consequências. Para cada ação há uma reação, e por mais que devamos agir, devemos pensar bem antes de tomar alguma decisão e agir.

Informação é poder

Pudemos ver que o saber, o conhecimento é valioso. Buscar conhecimento é estar um passo a frente de todos. E com certeza aprendemos bastante sobre esse tópico especialmente com os personagens Mindinho e Varys.

Uma outra frase bastante impactante do programa é de Tyrion Lannister:

Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar, se quisermos que se mantenha afiada.

O rapaz sabe o que fala! Por isso se eu fosse você, começaria por ler os livros sobre home office. 🙂

Não esqueça de quem você é

Para fechar (com chave de ouro e manta vermelha), a última frase é:

Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se esquecerá. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para lhe magoar. – Tyrion Lannister.

Curtiu o artigo Lições a aprender com os Lemas das Casas de Game of Thrones?! Então:

  • Marca 2 amigos nos comentários;
  • Compartilha;
  • E não se esqueça que o ‘Norte se lembra‘.

Quer mais artigos como esse? Me conta!

📌Pin me

Publicitária na área de marketing digital, resolveu trocar ideias sobre o mundo do Home Office. Morando no exterior, encontrou a oportunidade de trabalhar a partir de casa e viver uma Vida de Home Office 🧡.
Post criado 24

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo