fbpx
Motivos para fazer Home Office

Motivos para fazer Home Office: confira 5 ótimas razões

Trabalhar home office, ou seja, de casa, pode parecer muito estranho para alguns de vocês, certo? Então, justamente por isso, darei hoje 5 grandes motivos para fazer home office baseados nas minhas experiências pessoais. Vem ver!

Vale a pena fazer home office?

Segundo dados divulgados pelo Ibope Conecta, em julho de 2018, 53% dos profissionais brasileiros trabalham em regime regular, em escritório fixo. O que demonstra que home office ainda não é uma prática comum entre as empresas brasileiras.

A pesquisa foi realizada com 1.500 entrevistados com idades entre 25 e 34 anos. Todos pertencentes às classes ABC e que participam do mercado de trabalho mais informatizado.

No entanto, o levantamento aponta que 62% dos entrevistados consideram que não existe um ambiente de trabalho moderno sem a chance de trabalhar em regime home office. Assim, podemos perceber que tem havido uma abertura maior para o que é home office e as vantagens de se trabalhar em casa.

Motivos para fazer Home Office

Tudo bem! Até 2 anos atrás era uma novidade para mim também. E, para desmistificar pelo menos um pouco, leia abaixo os porquês de trabalhar home office.

1. Não perde tempo indo ao trabalho

Parece um tanto absurdo eu dizer isso, mas você sabia que, nas capitais da região centro-oeste, o brasileiro passa quase 40 dias por ano somente no trânsito? Essa é uma constatação após pesquisa conduzida pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) realizada em setembro de 2017 com 1.500 moradores de capitais das 27 unidades da federação.Ao parar pra pensar em nossa qualidade de vida, esse poderia ser o principal motivo trabalhar home office, concorda? Ainda mais para aqueles que dependem do transporte público para se locomover para o trabalho. Imagine poder se poupar ao menos alguns dias por mês? Acredito que, para muitos, somente o fato de não perder mais tempo no trânsito é motivo suficiente para trabalhar home office.

Confira o que o documentário de Tony Robbins me ensinou e te ensinará, também.

2. Horário mais flexível

Qual período do dia você é mais produtivo? Pois é. Ultimamente temos ouvido falar sobre essa disparidade, pois existem pessoas cuja produtividade é, de fato, melhor durante a noite. Muitos profissionais têm pico de performance e trabalham melhor depois do horário comercial. Da mesma maneira, outros produzem mais e melhor pela manhã. Tudo depende e é relativo.

E, portanto, esse é o segundo motivo da lista para trabalhar home office, já que há a possibilidade de ter um horário mais flexível.

“Sou uma pessoa notívaga” – Almeida, Coruja.

Se você tem o seu próprio negócio, você é dono do seu próprio horário. E, ao perceber que há determinado momento do dia em que a sua produtividade, disposição (e até mesmo bom humor) aumentam, trabalhar em home office torna-se muito vantajoso! 🙂

Aviso: Se você trabalha para uma empresa que funciona estritamente em horário comercial, você não terá tanta flexibilidade assim. E toda comunicação com você deverá ser respondida e realizada imediatamente, como telefonemas, mensagens ou e-mail. Logo, fique atento a esse fato para não perder o privilégio de trabalhar home office.

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

Que tal entender tudo sobre Home Office?

3. Mais facilidade de concentração

Escritórios tendem a ser barulhentos, concorda? Telefones tocando, colegas dialogando, pessoas entrando e saindo. E, se o seu trabalho exige muita concentração, esse é mais um motivo para trabalhar home office. E não pense que o ruído nada tem a ver com nossa produtividade. De acordo com Eve Edelstein, diretora do Laboratório de Experiências Humanas da Perkins+ Will, existe sim relação direta entre aquilo que nos rodeia no ambiente de trabalho e a nossa produtividade.Um estudo realizado por ela juntamente com outros, em 2016, buscou investigar como o som pode influenciar a nossa criatividade. E sugere que a interação face-a-face, a conversação e a interrupção acústica podem atrapalhar o processo criativo.

Aproveito para dizer que ter um espaço em sua casa dedicado apenas para o trabalho é de suma importância. Por essa razão, um terceiro motivo para trabalhar home office é a facilidade e o poder maior de concentrarmos em nossas tarefas, e cumpri-las.

4. Maior proximidade com a família

O quarto motivo para trabalhar home office é poder aproveitar mais os filhos e o seu pet. Sim, você poderá ver seus filhos com mais frequência durante o dia e também cuidar do seu animalzinho. O seu horário de almoço será em conjunto, aumentando a proximidade com a família. No entanto, devo reforçar que se você é realmente disciplinado para trabalhar home office, não poderá dispensar horas do seu dia de trabalho para dar atenção aos seus filhos ou levar o dog para passear. Você deve encarar a sua jornada como um dia normal de trabalho. Assim, ter disciplina é fundamental para trabalhar home office. E se ainda tiver um chefe a responder, ganhar a sua confiança.

Até o INSS adotou home office para servidores. Leia mais sobre.

5. Enfim, melhora a sua produtividade

E para concluir os meus motivos para trabalhar home office, é consequência da soma de todos os anteriores: o aumento da nossa produtividade. Afinal, isso é trabalho e temos metas e tarefas a serem cumpridas diariamente. Já pensou agora poder evitar trânsito, fazer o seu próprio horário, se concentrar melhor em seu trabalho e, de quebra, poder ficar próximo à sua família? A felicidade cresce quase que instantaneamente, não é? E ter prazer em trabalhar se traduz em maior produtividade! Se você precisa de um reforço para aumentar a sua produtividade no trabalho, conheça algumas ferramentas essenciais para trabalhar home office.

Motivos para fazer Home Office: razão bônus

Para fechar com chave de ouro a minha lista de motivos para trabalhar home office, saiba que um bom desempenho depende essencialmente do seu comportamento. Essa moderna forma de trabalhar só é possível graças às pessoas mais comprometidas e organizadas, porque trabalhar em casa exige muito mais de uma pessoa. Isso porque devemos driblar a vontade de acordar tarde, de realizar tarefas domésticas, de se dedicar à família, enfim. A nossa disciplina deve prevalecer ao trabalhar home office. E o nosso comportamento deve condizer com um dia de trabalho, em que temos horários e regras a cumprir – mesmo que à distância! Então, se você já adotou essa prática e consegue cumprir com as suas tarefas, sinta-se orgulhoso. Afinal, são qualidades que muitas pessoas ainda precisam desenvolver.

Falamos sobre como o trabalho remoto no inverno pode ser solução. Leia tudo sobre.

📌Pin me

Mineira de BH finalizando um Mestrado em Marketing em Portugal, Lorena descobriu o universo do Marketing digital. Conciliou a sua facilidade em escrever com o prazer de se desenvolver nessa área tão promissora! Formada em Comunicação Social, ela seguiu o seu sonho e, em 2012, estudou uma outra paixão em Paris: Moda. Ela ama viagens, gastronomia e arte. E, para ela, "the sky's the limit!"
Post criado 2

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo