fbpx
Seja um líder de respeito

Seja um líder de respeito: Confira 5 passos para não virar um ‘chefe’

Nunca fui chefe, mas já convivi com tipos diversos e por isso adquiri experiência em reconhecer um Boss. Portanto decidi compartilhar minha experiência.

Aqui vão algumas dicas para você que acaba de ser promovido ou para você que se sente desolado e quer mudar sua imagem e comportamento no ambiente corporativo e seja um líder de respeito!

5 passos para não virar um ‘chefe’

Mesmo que remotamente, há chances de você ser um ótimo chefe! Portanto quero te mostrar que é possível e vou citar pontos que acho cruciais do que fazer enão fazer quando se gerencia uma equipe. Confira abaixo 5 passos para não virar um ‘chefe’. Vamos aos passos.

1. Saiba exatamente o que sua equipe faz

A primeira dica que vai fazer com que você seja um líder de respeito é saber o-que-cada-um-faz. É muito importante você entender qual é a função e as tarefas de cada pessoa da equipe, o que é essencial para o cotidiano de todo, etc. Desta forma você está pronto para auxiliar e ajudar que toda a equipe desempenhe melhor sua função. Além de que demonstrar(e realmente ter) interesse nos próprios funcionários te traz para perto da equipe e dá a importância real que as tarefas deles têm para o setor.

2. Saiba administrar sentimentos

Não leve nada para o pessoal. Lembre-se que você representa a liderança de uma equipe e responde pela empresa para seus funcionários. Portanto não invente intrigas com funcionários em sua cabeça. Já vi acontecer e a situação é bastante e̶s̶q̶u̶i̶s̶i̶t̶a embaraçante.

E Lembre-se: todos estão acostumados à cultura do chefe, portanto já esperam o pior de você. Por que não surpreender!

Problemas da vida pessoal devem ser resolvidos fora do horário de trabalho

Principalmente para você que vai gerenciar em home office, deve ter esse tópico bastante claro e resolvido: não leve seus problemas pessoais para o seu “ambiente de trabalho“. Além de atrapalhar seu desempenho e sua concentração, não é boa prática.

3. Saiba gerenciar pessoas

  • Observe as características de cada indivíduo e no que ele desempenha melhor e trabalhe essa informação, oferecendo tarefas que mais se adeque com cada funcionário;
  • Elogie quando couber;
  • Deixe o canal para conversas em aberto.

4. Ponha a mão na massa

A quarta dica que vai fazer com que você seja um líder de respeito é : trabalhe, assuma tarefas competentes ao seu cargo. Apenas delegar atividades não te faz um líder. Esteja pronto e tenha conhecimento das atividades do setor. Um gestor bem preparado é raro no mercado e você não quer ser pego de calças curtas quando alguém te fizer alguma pergunta mais capciosa sobre sua própria equipe ou tarefas designadas à eles.

A situação mais constrangedora que eu já presenciei foi quando a equipe toda não sabia como agir e o boss  ̶s̶u̶g̶e̶r̶i̶u̶ ̶l̶i̶g̶a̶r̶ ̶p̶a̶r̶a̶ ̶o̶ ̶G̶o̶o̶g̶l̶e̶ ̶p̶e̶r̶g̶u̶n̶t̶a̶r̶ também não sabia.

Conheça algumas ferramentas essenciais para trabalhar home office.

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

5. E o último e tão importante quantos os anteriores: Tenha empatia

Se coloque no lugar de todos e cada um dos seus subordinados. Você deve sentir como é lidar com os obstáculos que eles lidam. Procure entender todos os tipos de problemas, tanto organizacionais quanto pessoais, se for o caso. Desta forma, você não cometerá o erro de conjecturar alguém antes mesmo de entender o caso.

Não deixe que o seu cargo alto te afaste da equipe, porque nada pior que um Chefe no lugar em que deveria existir um líder.

Dicas de ouro

Sabe aquela história? “Seja a pessoa que o seu cachorro acha que você é“. Mesma história para cargos de gerência.

“Seja a pessoa que o seu cachorro acha que você é.”

Todas estas dicas se aplicam para quem está começando a carreira de gerenciamento ou quem já está nessa há algum tempo. Se você está começando, comece com o pé direito, percorra o lado mais ético e depois colha bons frutos. 🙂

Se por um acaso você já está nessa e se sente um pouco perdido, desanimado e/ou faz alguma dessas coisas citadas acima, relaxa. Tudo tem jeito. Só o fato de você reconhecer isso já merece  ̶u̶m̶a̶ ̶e̶s̶t̶r̶e̶l̶a̶ (⭐) meu respeito e já é meio caminho andado. Quem sabe não é hora de pedir o feedback das pessoas que respondem à você e às acima de você também.

Peça opinião, converse e lembre de evitar os tópicos citados neste texto. 🙂

Mantenha o contato

Essa é a chave. Mantenha a ligação e se mostre interessado em manter o contato com toda a equipe ajuda não só a aproximar todos como também deixar todos a par das novidades, sucesso e dificuldades do time. Ah, e não esqueça de ser o mais transparente possível.

Feedback é importante

Trocando experiências, opiniões e melhores soluções vai fazer com que você seja um líder de respeito real oficial.

Entenda de vez o que é Home Office e como trabalhar de casa.

📌Pin me

Publicitária na área de marketing digital, resolveu trocar ideias sobre o mundo do Home Office. Morando no exterior, encontrou a oportunidade de trabalhar a partir de casa e viver uma Vida de Home Office 🧡.
Post criado 24

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo