fbpx
sinais de stress e como combater

Conheça 5 sinais de stress e técnicas para combater o mal do século

Os sinais de stress estão aí! Fazem parte de nossa rotina. O estresse não chega a ser uma doença, mas em grande quantidade abre caminho para uma série delas.  Confira quais são os sinais de stress e técnicas para combater o mal do século

O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo 🌍

De acordo com uma pesquisa feita pela International Stress Management Association (Isma-Brasil), nós só perdemos para os japoneses e o que mais estressa os brasileiros é: o trabalho.

Diferente do cansaço, que resulta de um grande esforço e é recuperado com uma boa noite de sono, os sinais de stress são reações do nosso organismo e tem componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais. Aos primeiros sinais de stress é preciso lançar mão de algumas medidas para ele não se agravar.

Por que ficamos estressados?

Ficamos estressados quando estamos diante de uma necessidade muito grande de adaptação do nosso organismo, como por exemplo, quando estamos organizando um evento, quando fechamos um grande contrato, se estivermos frente a um perigo, ou qualquer outra situação importante para nós e que exija um grande esforço emocional para ser superada.

Mas o  stressnão é necessariamente ruim, é ele que nos mantem focados no trabalho, numa apresentação importante ou dispara o sinal de alerta numa situação de perigo. Depois de ter passado por momentos tensos para dar conta das tarefas ou se proteger, é importe que o nosso organismo consiga voltar ao seu ponto de equilíbrio.

Os primeiros sinais de stress  começam a aparecer quando há uma certa dificuldade de retornar a esse ponto de equilíbrio e, ao invés de ser útil, o estresse começa a ser prejudicial para o organismo.

Bora conferir quais os sinais de stress e técnicas para combater.

Sinais de stress e técnicas para combater

É essencial conhecer os sinais de stress e técnicas para combater. Confira os alertas do corpo para o estresse:

Fase de alerta
 – ela pode até ser considerada positiva. Assim, antes de cumprir uma tarefa importante ficamos com mais energia, vigor e foco no que precisamos resolver. Depois que alcançamos o objetivo o estresse vai embora;

Fase de resistência – esta fase acontece quando, por exemplo, estamos esperando a aprovação de um orçamento pelo cliente e isso só vai acontecer dentro de uma semana. Para não ficarmos sujeitos a uma alta descarga de adrenalina todos os dias, o corpo tenta se adaptar. Neste momento podem surgir os primeiros sinais de stress como queimação no estômago dores de cabeça, tensão muscular.

Fase de exaustão – caso o cliente demore mais do que o previsto para dar a resposta sobre o orçamento, e não soubermos como lidar com o estresse, podemos chegar à exaustão. Agora os sinais do stress são mais graves, é quando surgem doenças como gastrite, hérnia, depressão, bruxismo, transtornos de ansiedade.

Na exaustão é quando os sinais do stress aparecem com maior frequência. Entre eles estão:

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório
  1. Cansaço constante e intenso;
  2. Problemas no sono;
  3. Taquicardia;
  4. Falta de ar;
  5. Irritabilidade além do normal.

hoje estou de boa sinais de stress

Sinais de stress x produtividade no trabalho home office

Para quem escolheu ser o próprio chefe as pressões diárias são muitas. A liberdade e outros benefícios do home office sempre vêm acompanhados de muitas responsabilidades e da necessidade de disciplina.

Não saber lidar corretamente com as tensões do trabalho pode custar caro. Quando o estresse se instala ele aumenta possibilidade de cometermos erros e resulta na queda da produtividade, que pode ser provocada por doenças degenerativas e infecciosas, distúrbios alimentares e de sono, além das falhas de memória e de concentração. O estresse provoca ainda maior irritabilidade e dificuldades no relacionamento com colegas, sócios e clientes.3

Derrubamos 11 mitos sobre o trabalho Home Office. Confira!

Técnicas para combater os sinais de stress ✨

Quem faz um trabalho home office depende, mais do que tudo, da própria saúde física e emocional para que os negócios vão bem, por isso é fundamental adotar uma rotina que ajude a manter o estresse na medida certa. Cuidar da saúde mantendo uma alimentação equilibrada, dormir um sono reparador, praticar atividades físicas regulares e cultivar a espiritualidade ajudam a gerenciar o estresse.

Manter família e trabalho num mesmo ambiente é um grande desafio porque os problemas e prioridades tendem a se misturar. Por isso é fundamental organizar a rotina de forma que cada tarefa seja realizada no momento certo e uma não acabe prejudicando a outra. Veja dicas para organizar o seu dia:

1. Manhãs lentas e conscientes

Dedique um tempo matinal para fazer exercícios físicos, meditação, ler um livro, ficar com a sua família, resolver problemas domésticos e organizar a casa.

Aproveite para ler as 7 dicas de como se organizar trabalhando de casa.

2. Mergulhe com tudo no trabalho

Dê sequência ao seu dia dedicando-se ao trabalho com plena atenção e estabeleça pequenas pausas para recarregar as suas energias, o que ajuda a permanecer no controle por mais tempo.

3. Encerre o seu dia

Por estar em casa é importante estabelecer um ritual para encerrar o seu dia de trabalho, seja planejando o dia seguinte, organizando a sua mesa de trabalho ou escolhendo a roupa que vai vestir amanhã. Agora deixe de lado a vida profissional e dedique-se a você, sua família ou seus amigos.

4. Cuide da sua mente durante o trabalho

Com a rotina organizada, chegou a vez de dar mais atenção em si mesmo usando a tecnologia, pode ser optando por fazer terapia online ou usando ferramentas para melhorar a qualidade de vida.

Confira 7 dicas para manter o foco no trabalho remoto e se tornar mais produtivo.

5. Observe a respiração

Respiração ofegante é sinal de stress e ansiedade, neste caso inspire lentamente e expire levando o dobro do tempo da inspiração. Isso ajuda a regular os gases do sangue e passa a mensagem de tranquilidade ao cérebro.

6. Mude o ponto de vista sobre os seus problemas

Veja os obstáculos como oportunidades de crescimento. Aceite o que não pode ser mudado e não alimente a culpa.

7. Ocupe a mente

Durante as pausas mantenha-se ocupado o suficiente para evitar pensamentos negativos ou alimentar o pessimismo. Ouça uma música, contemple a natureza ou converse com alguém;

8. Evite o perfeccionismo

Ser perfeccionista é estabelecer metas inalcançáveis, ao invés disso dê o melhor de si respeitando as próprias limitações.

A tecnologia contra o estresse

A cada dia novas ferramentas e aplicativos surgem para ajudar a combater o stress e melhorar a qualidade de vida. Saiba quais são algumas dessas tecnologias:

  • Os Wearables como alguns relógios monitoram em tempo real a sua saúde, recomenda pausas para respiração ao longo do dia ou a prática de exercícios;
  • Breathe2relax – orienta como fazer exercícios de respiração profunda em sessões que podem ser musicadas;
  • Breeze – esse app reproduz o famoso som dos sinos dos ventos que tem o poder de liberar os níveis de stress ;
  • Startups como Fooducate ajudam a conhecer o conteúdo nutricional dos alimentos através de um aplicativo que usa a câmera do smartphone como leitor de código de barras.

Gostou do artigo sobre sinais de stress e técnicas para combater? Leia mais artigos do blog:  Livros sobre Home Office: TOP 10 títulos pra quem quer trabalhar remoto.

Post criado 1

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo