fbpx
tatuagem e trabalho

Tatuagem e trabalho combinam? Em pleno 2019 tenho que afirmar que: sim!

Tatuagem e trabalho combinam? Já pensou em se tatuar porém o medo do preconceito que isso te causará pode incomodar ou até pior, fazer com que perca vagas de trabalho? Acredita que o mercado de trabalho te rejeitará? Tatuagem ainda é assunto de muito debate. Mas o preconceito está deixando de existir. Vamos falar de tatuagem e trabalho aqui no Vida de Home Office? Portanto vem comigo.

Tatuagem e trabalho combinam?

Muita gente já teve vontade de se tatuar mas foi aconselhado a não o fazer.

“Para quê? E se não te contratarem por causa da tatuagem? E se você se arrepender depois?”  Essas são algumas das frases que mais se ouve.

E você que já tem tatuagem: já sofreu retaliação da avó, mãe, chefe, colega de trabalho?

Bom…já passei! Foi no meu primeiro grande emprego em uma grande empresa. Estava rodeada de pessoas mais velhas, senhores que poderiam ser meus avós.

Eu era nova e não queria arruinar aquele emprego dos sonhos, portanto nunca fui de costas à mostra para não revelar minha tatuagem. Mas quando o verão chegou de vez não tive muita escolha. Ia de regata e colocava o casaco ao entrar no trabalho, já que o havia ar condicionado. Mas no horário de almoço eu tirava o casaco para não passar mal.

Um dia um diretor viu e se incomodou. Foi até minha gerente que repassou, gentilmente, o recado: “cubra suas ‘asas’ enquanto estivesse pelas dependências da empresa.” 😂

Primeiro senti medo de que minha tatuagem pudesse me trazer problemas! Posteriormente senti raiva. Hoje só penso que não faz sentido, não é? Torci para que entrassem pessoas mais hardcore que eu. 🤟
Brincadeiras a parte..na verdade tentei por muito tempo entender de onde vinha o preconceito.

Tentando entender o preconceito

Minha tatuagem nas costas não é ‘sexy’, não ofende ninguém, não causa nenhum alvoroço. É um simples desenho de asas que fiz no meu aniversário de 18 anos, em plena rebeldia.

Meu trabalho não incluía atendimento ao cliente, portanto não acredito que fosse realmente um problema mostrar as asas em meu horário de trabalho. Percebi que na verdade eu estava em um ambiente ‘errado’, aquele ambiente não era meu perfil. Era uma empresa de pessoas bastante maduras.  Me adaptei, mas não me encaixaria para sempre.

Mas isso foi há uns bons (8) anos atrás. Espero que o mundo esteja mudando e que cada vez menos julguemos o livro pela capa.

Tatuagem não é sinônimo de criminalidade

Não é mais, mas foi por muitos anos assim vista. Isso porque as primeiras pessoas a se tatuarem foram os marinheiros, fuzileiros navais, piratas e rebeldes. Por isso as pessoas mais velhas ainda veem os rabiscos no corpo com maus olhos.

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

Preconceito puro

Por muito tempo escutou-se que: “fazer tatuagem em lugares expostos é rasgar a carteira de trabalho“.

Ainda se encontra nessa internet da vida alguns blogs (🤢) que ainda dizem que ‘não contratar pessoas tatuadas não é preconceito e sim escolha da empresa’. Ao meu ver? Puro preconceito!

Tattoo é mais comum do que você pensa

Além disso, o fato da sociedade estar cada mais familiarizada com pessoas tatuadas implica na aceitação maior das mesmas no mercado de trabalho. O brasileiro está entre as 10 nacionalidades que mais gostam de tatuagem no mundo!

Demissão por justa causa? Não por motivo de: “tatuagem”

O preconceito por tatuados não está previsto no artigo 482 da CLT, portanto não é pode ser um dos motivos para ser dispensado por justa causa do trabalho, O trabalhador não deve e não pode ser tratado com preconceito apenas por apresentar desenhos na pele.

tatuagem e trabalho combinam

História da tatuagem

O registro mais antigo que se conhece foi revelado no ano de 1991. A tatuagem foi encontrada em um homem mumificado que ficou conhecido como Ötzi, o Homem do Gelo. Por causa da temperatura gelada dos Alpes Otztal, onde a múmia foi encontrada, a pele permaneceu bem preservada. Estima-se que o  homem seja da idade do Cobre, ou seja, em torno de 3300 anos antes de Cristo.
Com o passar do tempo a tatuagem foi tomando diversos significados: luto, guia espiritual, marcar pessoas e até para confirmar que você pertence à algum grupo, uma gangue.

Tatuagem no exterior

A Europa é um mix de culturas, de pensamentos e acaba por ser uma sociedade mais tolerante. Muitos governos se preocupam em preparar a sociedade para aceitar as minorias, sejam elas quais forem. É uma comunidade bastante inclusiva.

Mas como todo e qualquer lugar do mundo tem muito o que evoluir e se adaptar ao mundo moderno, aos acontecimentos desse século.

O que os tatuados têm a dizer sobre

O Vinícius Costa que mora em Lisboa nos contou um pouco sobre sua percepção:

No Brasil nunca tive problemas com as tatuagens, pois sempre trabalhei em agências e quando fui trabalhar em uma consultoria acho que já não rola mais o preconceito com tatuagem.
Em Portugal por enquanto o máximo que eu escuto é ‘você tem bastante tatuagem a mostra’, mas não me atrapalhou em nada.

E já de acordo com o Bruno Arruda, que mora em Bruxelas:

As pessoas olham bastante para as tatuagens, coisa que no Brasil não acontecia [com tanta frequência] na rua. Em uma empresa grande, apenas eu tenho tatuagens aparentes nos braços e isso causa certa estranheza para os belgas.

Conheça a cultura do país

Para quem pensa em se mudar para outro país aconselho a pesquisar a cultura antecipadamente, claro, principalmente se for uma mudança mais radical à um país tão afastado da cultura ocidental. Há quem não aceite a arte da tatuagem em suas culturas. Em alguns países a tatuagem é ilegal ou, no mínimo, muito mal vista. Alguns deles são:

  • Japão
  • Sri Lanka
  • Vietnã
  • Irã
  • Coréia do Sul
  • Dinamarca

Nos EUA tudo pode?!

O Bruno Arruda (my partner) disse:

Nos Estados Unidos trabalhei em um ambiente em que o meu líder era tatuado até o pescoço. O que comprova, mais do que nunca, que tatuagem não tem nada a ver com delinquência.

Um líder tatuado não faz dele menos líder. Aliás confira dicas de como ser um líder de respeito.

📌Mas fica a dica: quaisquer cidades grandes onde a comunidade é um mix de culturas as pessoas tendem a ser mais toleráveis ao ”diferente’.  E foi o que o sr. Arruda acima sentiu ao trabalhar em NYC e Chicago. Mas talvez não aconteceria o mesmo se ele tivesse trabalhado em uma cidade pequena, do interior do Estados Unidos, onde o perfil das pessoas é completamente diferente.

Cuidado com os desenhos e significados

Em qualquer país que você pretenda morar ou visitar, fica meu conselho: cuidado com os desenhos e seus significados. Como disse acima, a tatuagem já significou muitas coisas. Algumas delas perduram até hoje, como é o caso das tatuagens de gangues.

braco tatuado no trabalho

Abaixo contei um pouco sobre alguns significados dos símbolos:

A carpa: é uma tatuagem muito popular. O símbolo oriental representa boa sorte, coragem, perseverança, sabedoria e, entre outros, virilidade.

Porém, pode ser rotulada como uma “tatuagem de cadeia”. Muitos membros de uma organização criminosa no Brasil têm essa tatuagem, o que propicia a sua ligação com o grupo.

Palhaço: A mesma coisa do palhaço.
Cruz no peito: na Rússia a cruz no peito é uma PÉSSIMA ideia. É utilizado por organizações criminosas.

Trevo de três folhas: já o trevo de três folhas significa que você pertence a uma gangue irlandesa. Cuidado para não encontrar nenhum rival por lá.
Buda: a imagem para os budistas é uma blasfêmia, uma grosseira. Turistas com tais tatuagens em países com religião budista acabam frequentemente em delegacias de polícia.
Rostos: essa eu peço para evitar porque (quase) nunca fica bom. 😂

Frases (principalmente em outros idiomas)

Post Malone tatuou em suas bochechas a frase “Sempre cansado“.  Se você está pensando em escolher alguma frase em outro idioma para tatuar sugiro uma frase super sincera como a do cantor.😂

Brincadeiras a parte, deixo aqui meu conselho: faça uma tatuagem que não te envergonhe dela no futuro, que não te deixe em uma situação embaraçosa. No mais acredito que tudo está liberado e nada te atrapalhará a encontrar seu emprego dos sonhos, tatuado ou não.

Refazendo a pergunta: tatuagem e trabalho combinam?!

A resposta é: SIM!✔️✔️

Dependendo do ambiente de trabalho a tatuagem faz total sentido. Ela representa atitude e originalidade,  por exemplo.

Uma empresa que contrata funcionários tatuados pode passar para o consumidor, por exemplo, a ideia de que a empresa tem a mente aberta, aceita o diferente, é uma empresa jovem e ousada. Ótima forma de se destacar dos concorrentes, não acha?

Características que só pessoas tatuadas têm

O Jornal do Empreendedor fez uma lista com lições de vida que pessoas tatuadas podem lhe ensinar e é bastante curioso. Algumas delas são:

  • Primeiras impressões nem sempre estão certas
  • A dor é temporária
  • O medo de novas experiências é superestimado
  • O significado é subjetivo
  • Nada nunca será um erro, se você for fiel a si mesmo
  • Ser quem você quer ser é a única maneira de ser verdadeiramente feliz.

Ótimas características para um profissional, não concorda?

Enfim. Seu corpo, suas regras. Ninguém deve te julgar por isso. – só cuidado com o significado do desenho, por favorrr!!! 😝😝

Publicitária na área de marketing digital, resolveu trocar ideias sobre o mundo do Home Office. Morando no exterior, encontrou a oportunidade de trabalhar a partir de casa e viver uma Vida de Home Office 🧡.
Post criado 23

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo