fbpx
trabalho remoto no inverno

O frio chegou! Como o trabalho remoto no inverno pode ser solução

Bem-vindo, inverno! Sabe o que mais poderia ser muito bem-vindo nessa estação do ano? Trabalhar de casa em dias muito frios ou muito chuvosos. Nesse artigo falo sobre países que oferecem trabalho remoto no inverno e porquê trabalhar de casa nessa época também é uma ótima solução no Brasil! Confira.

O inverno no Brasil

No dia 21 de junho de 2019 inicia a estação do ano mais geladinha no Brasil: o inverno. Você é fã do clima menos tropical?! Bom, gostando ou não o inverno chegou e vai até o dia 23 de setembro. ❄️

Depois de experimentar o inverno europeu acho o inverno no Brasil, pelo menos na minha cidade, bastante AMENO. Mas há cidades que até nevam! Sem contar com problemas que chegam junto com o frio, como no caso das enchentes. Enfim, muita coisa muda com a chegada da estação do ano e vou te explicar como o trabalho remoto no inverno seria perfeito para o país.

‘The winter is here’

Daenarys, filha da tormenta, nunca curtiu o clima frio.

Brincadeiras a parte, o inverno chegou. Estão preparados? Acredito que sim. Mas seria muito mais interessante se os empregadores também pensassem em se preparar para o inverno. Obviamente o país não passa por situações drásticas como na Europa e nos Estados Unidos, mas seria ótimo para ambos os lados (trabalhador e empresa) se existisse o modelo de trabalho, mesmo que flexível ou apenas em casos especiais. Tenho certeza que a produtividade continuaria em alta ou até aumentaria no inverno se o pessoal tivesse a chance de trabalhar de casa. ☃️

Confira 5 sinais de stress e técnicas para combater o mal do século.

Europa e EUA oferecem trabalho remoto em caso de necessidade

É muito comum países que passam por dificuldades provenientes da natureza ofereçam a opção de trabalhar de casa, se fizer necessário. Principalmente países nórdicos onde as temperaturas são fatais e a neve não cessa.

Fenômenos naturais

Vou usar Chicago como exemplo. A cidade é incrivelmente bem preparada para fenômenos e até desastres naturais mas em 2018 a temperatura no inverno chegou a -40º e a sensação térmica nas ruas passou de -50! Aulas foram canceladas, estabelecimentos permaneceram fechados e quem tinha a chance de trabalhar de casa, assim o fez.Muitas empresas simplesmente tiveram que dispensar funcionários. Bom para eles que tiraram alguns dias de “folga” em casa.

A nevasca era tanta que os carros já não podiam percorrer pela cidade. Nem mesmo o trilho do trem e metrô da cidade se salvou. Ninguém deu conta de limpar os trilhos para os vagões não deslizarem e a cidade de Chicago solucionou o problema colocando fogo nos trilhos, para manter os trens funcionando no frio de -22ºC .

Aconteceu o mesmo em Nova York. A nevasca foi tanta que as pessoas foram proibidas de sair de carro às ruas.

Os russos são o povo que mais se adaptam às baixas temperaturas. Em 2018 o termômetro chegou a marcar -50 e mesmo assim o pessoal vivia normalmente. Chega a ser surreal! Mas imagine que complicado continuar a rotina de trabalho em um ambiente tão drástico!?

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

E não apenas em casos de nevascas

E não só em casos se nevasca a opção de ficar em casa é oferecida. Os EUA passam por todos os tipos de problemas naturais: avalanches, inundações, tornados, furacões, ondas de calor.

Muitos dos problemas que outros países enfrentam são bastante graves. Ainda bem que o Brasil está a salvo desses problemas. Mas mesmo assim temos alguns deles para nos atazanar.

Regalias de trabalhar de casa oferecidas por empresas nos EUA

Algumas regalias oferecidas pelas empresas em países de rigorosos invernos fazem toda a diferença e oferecem muito mais qualidade de vida nesse momento bastante complicado que é o inverno. São elas:

  • Não precisar se preocupar em se locomover com mau tempo;
  • Poder ficar em casa se estiver se sentindo doente e é muito comum acontecer em mudanças de estações;
  • Não precisar se preocupar com a temperatura do escritório;
  • Não correr risco de pegar epidemias de gripe ou algo parecido de seus colegas de trabalho;
  • Poder ficar em casa com filhos doentes sem se preocupar;
  • Não se preocupar se a escola fechar durante o inverno.

No Brasil: trabalho remoto no inverno

Já pensou que delícia seria poder ter a flexibilidade de trabalhar de casa em dias chuvosos em que perdemos imenso tempo no trânsito?

Se adaptarmos as soluções do trabalho remoto no inverno para a realidade do Brasil seria incrivelmente agradável trabalhar. Eu adoraria ter tido a chance de trabalhar de casa quando minha cidade toda virou um piscinão.  No caso não foi oferecido o trabalho remoto e tive que tentar a sorte de chegar ao escritório.

Saúde em primeiro lugar

Com a chegada da estação chegam também alguns problemas de saúde, principalmente os respiratórios. No inverno:

  • Problemas respiratórios aumentam, no mínimo, 20%;
  • O frio também pode agravar problemas coronários e respiratórios crônicos;
  • Casos de sinusite triplicam no inverno;
  • E até problemas de pele surgem ou se agravam.

E com certeza a saúde deve vir em primeiro lugar. Em casos mais agudos nem sugiro que você trabalhe. Mas sabemos que quando a sinusite ataca é muito melhor permanecer no quentinho do seu lar, se pijamas e tomando aquele chocolate quente do que sair à rua, enfrentar trânsito e ainda chegar no escritório, que por sua vez OU estará abafado (aumentando a proliferação de doenças) OU estará com o ar condicionado ligado, que pode piorar tudo de vez.

Choveu, alagou

Muitas cidades (principalmente as grandes cidades que cresceram sem planejamento urbano) passam por fortes chuvas invernais que acarretam situações de alagamentos, o que torna impossível se locomover até o local de trabalho. Alguns determinados tipo de trabalho tem a flexibilidade de oferecer o trabalho remoto em situações como essa.

São Paulo é um super exemplo. O fenômeno que acontece na cidade é que: choveu,f̶#̶#̶#̶u…a cidade para.

Períodos de sol são curtos e noites são mais longas

Se pensamos de forma macro, o problema de escurecer mais cedo é bastante preocupante, principalmente para as mulheres! Com a violência cada vez maior sair do trabalho com céu escuro não é das situações mais reconfortantes do mundo.

No mundo ideal

Não vou ser injusta: existem empregadores no Brasil que oferecem a oportunidade de trabalhar de casa no inverno se for necessário. Já ouvi relatos! Mas já pensou que ótimo que seria que você tivesse a oportunidade?!

Aguardemos os próximos capítulos e joga esse link no grupo do trabalho (vai que a chefia vê)!

Publicitária na área de marketing digital, resolveu trocar ideias sobre o mundo do Home Office. Morando no exterior, encontrou a oportunidade de trabalhar a partir de casa e viver uma Vida de Home Office 🧡.
Post criado 23

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo