fbpx
trabalho remoto para redatores

Trabalho remoto para redatores: todas as dicas para começar a carreira do zero

O home office é considerada a modalidade de trabalho do futuro. Assim, se você é redator e pretende começar a trabalhar de casa, saiba que há muitas oportunidades para você. Acompanhe o artigo para entender como funciona o trabalho remoto para redatores.

Diferença entre trabalhar no escritório x Home Office

Ainda que as tarefas, metas e atividades de quem faz trabalho home office e quem trabalha no escritório sejam as mesmas, há algumas diferenças significativas. Veja algumas:

Organização da carga horária

Uma das principais diferenças entre o trabalho convencional e o remoto é a organização do expediente. Com a possibilidade de fazer o próprio horário, quem trabalha remotamente pode e deve mudar seu mindset sobre disciplina e administração do tempo para dar conta das atividades.
Custos

Trabalhar remotamente oferece uma economia no bolso se comparado ao trabalho no escritório. Isso porque gastos com roupas específicas, locomoção, alimentação fora de casa e até mesmo compras não planejadas que podem ser feitas na rua por impulso são reduzidos ao mínimo.

Mas atenção: por não contar com salário fixo e benefícios, quem trabalha em casa deve aprender a organizar suas finanças para não passar aperto.

Qualidade de vida

Um dos maiores benefícios do home office é a qualidade de vida. Quem trabalha de casa não precisa lidar diariamente com fatores externos estressantes como tempo de deslocamento, trânsito, transporte público, horário apertado para se alimentar, entre outros. A consequência é uma rotina de sono e alimentação mais saudável e maior tempo para o trabalho e as atividades pessoais.

Leia mais motivos para fazer home office.

Como é o trabalho remoto para redatores

✍️ Quer descobrir como é a rotina de um redator home office? Vou te contar:

Produzir no seu ritmo

Ser redator é uma profissão independente em que você recebe na medida em que produz. Assim, uma grande vantagem é a liberdade para controlar sua produção, estabelecendo os próprios horários e trabalhando de acordo com o seu ritmo. Mas fique atento, pois seu salário vai depender 100% de você. Portanto é necessário manter o foco no trabalho remoto para se tornar mais produtivo.

Versatilidade

O redator que trabalha remotamente tem a oportunidade de escrever para segmentos diferentes, o que garante o aprendizado em diversos assuntos. Como o trabalho envolve muita pesquisa e habilidade de escrita, a oportunidade de escrever para variados segmentos garante a constante evolução. E que evolução!

Inscreva-se em nossa Newsletter! 🚀

Que tal receber todas as novidades do Vida de Home Office?

* Campo obrigatório

Conciliar com outra atividade

Para muitas pessoas ser redator home office é uma atividade em tempo integral, uma profissão. Porém, também é possível conciliar a profissão de redator com outras ocupações convencionais, garantindo uma renda extra no seu tempo livre. Já pensou como seria interessante para o seu orçamento? 💸

Falamos sobre como o trabalho remoto no inverno pode ser solução. Leia tudo sobre.

Como conseguir a vaga de redator home office

Conseguir uma vaga como redator home office depende de alguns fatores como conhecimentos e habilidades e até postura comportamental. Saiba quais são eles:

Entenda a lógica do mercado

O trabalho como redator vai além de saber escrever e ter um bom português. Embora sejam competências imprescindíveis, para conquistar uma vaga o profissional deve entender a lógica da produção de conteúdo para a internet, que não é a mesma do trabalho como jornalista, por exemplo.

Domine técnicas de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do conteúdo com o objetivo de posicionar bem os artigos em mecanismos de busca, como o Google. O redator que conhece e sabe aplicar as técnicas de SEO em seus textos tem muito mais chances de conseguir uma vaga. 🔍

Crie um portfólio

Para concorrer a uma vaga de redator você deve ter um portfólio. É a melhor maneira de mostrar o trabalho ao cliente, que poderá avaliar a sua capacidade de entregar exatamente aquilo que ele precisa. Sites como o Behance e o JournoPortfolio oferecem versões gratuitas (e limitadas) para organizar seus textos e garantir uma boa impressão.

Para quem está começando na profissão e ainda não tem artigos para mostrar, a dica é procurar sites e blogs de seu interesse e se oferecer para colaborar com eles. Também vale a pena criar o seu.

Resumindo: prós e contras de trabalhar como redator home office

Vantagem

  • Trabalhar com tranquilidade;
  • Trabalhar em um ambiente de própria escolha;
  • Trabalhar nos próprios termos – você pode escolher com o que quer trabalhar;
  • Desenvolver criatividade;
  • Expandir conhecimentos.

Desvantagem

  • É necessário disciplina e ordem;
  • Para os casos de freelancers, seu salário dependerá 100% de você do seu esforço;
  • Foco é essencial para se manter produtivo.

Agora é questão de pesar. Acha que vale a pena? Trabalho remoto para redatores não é moleza, mas é gratificante.

Cursos indicados para redatores

Embora não seja necessário portar um diploma para trabalhar remotamente como redator, dispor de sólidos conhecimentos em língua portuguesa e noções de comunicação e marketing com certeza são diferenciais. Alguns cursos indicados são:

  • Técnicas de redação;
  • Revisão de texto;
  • Inbound marketing;
  • Produção de conteúdo para a web;
  • Marketing de conteúdo;
  • SEO.

Há no mercado diversas instituições que oferecem cursos gratuitamente e ainda emitem certificados. Conheça algumas:

Sites para procurar de vaga de redator remoto

Selecionei os 10 principais sites que oferecem vagas de trabalho remoto para redatores para garimpar e encontrar a vaga certa para você.

Vale também utilizar o LinkedIn para encontrar o trabalho como freelancer. Para isso indico dar uma olhadinha nas dicas para otimizar o seu perfil no LinkedIn antes de pesquisar por vagas e aplicar. Assim aumentará  as chances de ser encontrado pelos recrutadores.

Ah! Não deixe de conferir, também, a lista com mais de 60 sites para encontrar vagas de emprego remoto.

Dicas para o redator home office

Batalhe pela vaga. Em um mercado competitivo, o redator que investe em seu talento, aprimora a escrita e domina técnicas de SEO irá se destacar dos demais;
Regularize-se. Registre suas atividades como Microempreendedor Individual (MEI). Você terá direito a emitir nota fiscal do seu trabalho, exigida por muitos clientes, e terá direitos trabalhistas assegurados.
Mantenha-se atualizado. Não se acomode na sua atividade. Procure se manter constantemente atualizado, realizando cursos e workshops e acompanhando as novidades e tendências da área.

Entenda mais sobre o assunto: leia nosso artigo que conta tudo sobre Home Office!

Trabalho remoto para redatores: vale a pena?

É claro que sim! Se você gosta de escrever e se manter atualizado e está em busca de autonomia, horários flexíveis e qualidade de vida, ser um redator home office vai te deixar realizado!

Se você gostou de saber mais sobre trabalho remoto para redatores, veja quais outros profissionais podem trabalhar de casa.

📌Pin me

Renata Arruda é comunicadora com atuação no jornalismo cultural, tendo colaborado com veículos como HuffPost Brasil e Canal Lifetime. Há dois anos se dedica ao trabalho como redatora em Home Office e vive uma vida mais realizada.
Post criado 5

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo